CRF-PR é homenageado no X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar

Data de publicação: 12 de novembro de 2015

Entre os dias 12 e 14 de novembro, Curitiba será sede do maior congresso da América Latina sobre Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

O X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar é uma realização da SBRAFH e começou a sua intensa programação reunindo importantes profissionais de destaque nacional e internacional, apresentando assuntos e tendências para a atualização profissional dos farmacêuticos hospitalares e em serviços de saúde.

Paralelamente ao Congresso, no dia 12/11, acontece o Simpósio de Farmácia Hospitalar do Sul do Brasil, com troca de experiências entre os CRFs do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na abertura, a Diretoria do CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli - Presidente, Dra. Mirian Ramos Fiorentin - Vice-Presidente e Dra. Marina Gimenes - Diretora Tesoureira, homenageou o Dr. Marcelo Polacow Bisson - Presidente da Sbrafh e do X Congresso pela sua imensa contribuição à frente dos trabalhos da Sociedade que representa os farmacêuticos hospitalares.

Em seu pronunciamento, Dr. Arnaldo ressaltou importância do evento para o aprimoramento profissional do farmacêutico hospitalar e para evolução da farmácia hospitalar no âmbito da saúde. Além disso, destacou que a Assistência Farmacêutica é fundamental para a segurança do paciente.

A programação do Simpósio foi composta pela mesa redonda "A importância da Farmácia Hospitalar e Repercussão no SUS para a qualidade da Assistência Farmacêutica e Segurança do Paciente", conduzida pelo Dr. Paulo Costa Santana - Chefe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e pela Dra. Maria Teresa Agostine - Diretora da Assistência Farmacêutica da SESA - SC.

No período da tarde, a discussão teve como tema "Estratégias e Instrumento de Fiscalização do Exercício Profissional em Farmácia Hospitalar com Foco na Segurança do Paciente e Qualidade do Serviço", com a troca de experiências entre os CRFs do Sul, representados por: Dr. Eduardo Pazin - Gerente da Fiscalização CRF-PR, Dra. Elisandra Tramontini Tiggemann - Gerente da Fiscalização CRF-RS e Dr. Wilson Roberto Barato - Fiscal do CRF-SC. De forma unânime, os CRFs destacaram que após um ano da aprovação da Lei 13.021/14 e intenso trabalho de orientação junto aos profissionais e estabelecimentos, a Fiscalização irá cobrar a devida aplicação da lei que exige a presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento da farmácia de qualquer natureza.

Solenidade de Abertura - Sbrafh homenageia CRF-PR

A abertura oficial do X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar foi realizada na primeira noite de evento (12/11). Durante a solenidade, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR) foi homenageado. A placa de homenagem ao conselho foi entregue ao presidente, Dr. Arnaldo Zubioli, pela vice-presidente da Sbrafh, Dra. Maely Retto.

O trabalho da Diretora Tesoureira do CRF-PR, Dra. Marina Gimenes, também foi reconhecido e destacado pela entidade por sua dedicação e comprometimento com a profissão farmacêutica. Ela recebeu a placa de homenagem da diretora da Sbrafh-PR, Dra. Sandra Dacol.

Outra homenageada pela Sbrafh foi a diretora do Serviço de Farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e integrante do Conselho Fiscal da Sbrafh, Dra. Vanusa Barbosa Pinto. A farmacêutica recebeu uma placa das mãos da Dra. Simone Dalla Pozza Mahmud.

Em seu discurso, o presidente da Sbrafh Nacional, Marcelo Polacow, destacou a magnitude do X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, que já é o segundo maior do mundo em seu segmento, perdendo apenas para o congresso americano. Ele ressaltou que, hoje, diante da dimensão conquistada pela Farmácia Hospitalar, a preocupação não é mais ampliar, mas qualificar a atuação dos profissionais. Ele agradeceu aos conselhos Federal de Farmácia (CFF) e Regional do Paraná (CRF-PR) pelo apoio ao evento.

Já o presidente do CRF-PR, Dr. Arnaldo, demonstrou toda sua satisfação em receber um dos eventos mais importantes da área farmacêutica no Estado e agradeceu a diretoria da Sbrafh pela escolha. Ele ainda ressaltou os avanços do Paraná no setor Hospitalar.

Na manhã do dia 14 de novembro, último dia de Congresso, aconteceu o I Encontro de Comissões Assessoras de Farmácia Hospitalar, Oncologia e Farmácia Clínica dos Conselhos Regionais de Farmácia. O evento organizado pelo CRF-MG promoveu troca de experiências entre membros das Comissões de Oncologia e Farmácia Hospitalar e Clínica de diversos Estados, entre eles: Maranhão, Ceará, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E ainda contou com integrantes do GT de Farmácia Hospitalar do CFF.

As atividades desenvolvidas pelas Comissões Assessoras de Minas Gerais, Paraná e São Paulo foram apresentadas para abrir a discussão sobre as diversas realidades da área em todo o Brasil: Dra. Cláudia Lara Fonseca (Comissão de Oncologia CRF-MG), Dr. Hermílio Garcez (Comissão de Farmácia Hospitalar CRF-MG), Dra. Sandra Dacol (Comissão de Farmácia Hospitalar e Clínica CRF-PR) e Dra. Lívia Maria Gonçalves (Comissão de Farmácia Clínica CRF-SP).

Todos os participantes do Encontro concordaram, por unanimidade, que é necessário estreitar o relacionamento entre as Comissões de todo o país para fortalecer as ações em prol da atuação do farmacêutico em Farmácia Hospitalar e Clínica.

Clique aqui e confira todas as fotos do evento.