Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Quer parar de fumar? Largue o cigarro de uma vez - não aos poucos


Data de publicação: 16 de março de 2016

Para aqueles que querem parar de fumar, abandonar o vício de uma vez é mais eficaz do que parar aos poucos. De acordo com um estudo publicado segunda-feira no periódico científico Annals of Internal Medicine, pessoas que pararam de fumar abruptamente tinham 25% mais probabilidade de permanecer em abstinência seis meses após decidirem largar o vício, quando comparados com aqueles que reduziram o cigarro de forma gradual.

Para chegar a este resultado, pesquisadores da Universidade Oxford, na Grã-Bretanha, realizaram um experimento com 697 fumantes que queriam largar o vício. Os participantes foram divididos em dois grupos: um de cessação abrupta e o outro parou aos poucos. No primeiro, os voluntários precisavam parar completamente de fumar em uma data determinada, enquanto no segundo, as pessoas reduziam gradualmente o consumo nas duas semanas anteriores à data estipulada.

Ambos os grupos receberam aconselhamento e tiveram acesso a formas de substituição de nicotina, como adesivos, chicletes e sprays. Os pesquisadores acompanharam a evolução dos participantes em duas ocasiões, quatro semanas após a data estipulada para parar de fumar e seis meses depois. Além de questionarem como os voluntários estavam lidando com a situação, os cientistas mediram também a quantidade de monóxido de carbono presente no organismo de cada um, como forma de verificar quem de fato não havia recaído durante o processo.

No primeiro acompanhamento, 49% dos integrantes do grupo que largou o cigarro bruscamente havia conseguido parar de fumar, em comparação com 39% do grupo que fez a redução gradual. Seis meses depois da data estipulada para largar o vício, esse número diminuiu bastante, mas os participantes que pararam de fumar de uma vez ainda foram mais bem-sucedidos. Segundo os resultados, 22% das pessoas não haviam mais fumado, em comparação com 15% daqueles que reduziram o cigarro aos poucos.

"Observamos que mais pessoas preferem a ideia de abandonar (o cigarro) gradualmente. Mas, independentemente do que pensam, elas são mais propensas a largar o vício se estiverem no grupo da cessação abrupta", afirmou Nicola Lindson-Hawley, principal autora do estudo.

Os autores ressaltam que, apesar dos resultados, reduzir a quantidade de cigarros ainda é melhor do que não fazer nada.

Fonte: Veja

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder
Registro

Registro




Redes Sociais

topo