Consultório Farmacêutico: Clínica, Gestão e Resultados

Data de publicação: 19 de abril de 2017

A existência do consultório farmacêutico dentro da farmácia é um assunto que gera muita polêmica e dúvidas entre os profissionais de saúde. E foi esta discussão que o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade - ICTQ promoveram ontem, 18 de abril, entre os profissionais. Alguns aprovam a ideia, outros não concordam e ainda existem aqueles que já tomaram a iniciativa de montar o próprio consultório e estão realizando o atendimento farmacêutico em espaços privativos. Estima-se que já existam mais de 600 consultórios em atuação e a previsão é de que esse número chegue a mil unidades em janeiro de 2018, segundo dados do Instituto.

“Independentemente da interpretação de cada profissional ou setor, quando a farmácia oferece um consultório com serviços farmacêuticos, a principal beneficiada é a população, que carece de assistência quando o assunto é saúde”, ressaltou Dr. Clezio Rodrigues de Carvalho Abreu, Farmacêutico Clínico e Professor.

O palestrante apresentou ainda dados de uma pesquisa feita pelo ICTQ, que apontou que 93% dos brasileiros avaliam os serviços públicos e privados de saúde como péssimos, ruins ou regulares. Entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 87% dos entrevistados declararam insatisfação com os serviços oferecidos. Outro ponto destacado na pesquisa mostrou que 43,5% da população brasileira deixam de ir ao médico para consumir medicamentos dentro da farmácia. E um dos dados mais impressionantes foi com relação a recente pesquisa do Instituto que revela que 40% das pessoas que fazem autoconsumo de medicamentos têm também o hábito de se autodiagnosticarem pela internet, consultando o “Dr. Google”.

Dr. Clezio finalizou sua palestra com a seguinte mensagem: “O consultório Farmacêutico é uma realidade, mas o diferencial está no Farmacêutico”.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR

upload_file