Inovação farmacêutica é tema de evento realizado em Curitiba

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 14 de maio de 2018

A Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Academia Nacional de Farmácia está percorrendo o Brasil com a oficina “Inovação Farmacêutica e Propriedade Intelectual”, realizada em parceria com o Conselho Federal de Farmácia. O Paraná, mais especificamente Curitiba, recebeu o evento no último dia 14/05, no Auditório da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com o objetivo de aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, a oficina tratou de assuntos como patentes, informações tecnológicas e projetos de pesquisa.

A mesa de abertura do evento foi composta pela Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR, Dr. Valmir de Santi – Conselheiro Federal pelo Paraná, os representantes da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas: Dr. Lauro Domingues Moretto – Vice-Presidente e Dr. José Stori – Delegado pelo Paraná, e o membro da Agência de Inovação da UFPR, Alexandre Moraes. Em seu discurso, Dra. Mirian enfatizou a importância do estímulo da inovação, principalmente para os jovens acadêmicos e professores. “Eventos como este buscam despertar a iniciativa. Inovação e conhecimento são pontos-chaves para avançar rumo a um país cada vez mais independente”, afirmou a Presidente do CRF-PR. “Percebemos nos últimos uma mudança significativa no papel do farmacêutico. Hoje, o profissional sabe transitar por inúmeras áreas e não fica mais restrito ao comercial. Devemos encarar a inovação como oportunidade de conquistarmos a autonomia tecnológica”, concluiu Dr. Valmir de Santi. Ainda durante a mesa foram levantadas questões como a necessidade de maior produção nacional de medicamentos e os benefícios que a tecnologia pode trazer para sustentabilidade e até mesmo para ofertas de empregos.

O evento seguiu com a outorga da láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” para profissionais destaques em atividades de prestação de serviço, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas, conferida pela ABCF. Além da Dra. Mirian Ramos Fiorentin e Dr. Valmir de Santi, citados anteriormente, foram homenageados: Dr. Dennis Armando Bertolini, Dr. Everson Krum (representado pelo Dr. Sérgio Satoru Mori), Dr. Maurício Turkiewicz, Dr. Michele Caputo Neto, Dra. Nilce Nazareno da Fonte, Marcelo Ivan Melek, Marcus Julius Zanon e as representantes do LACEN: Dra. Irina Riediger, Dra. Alix Sandra Mazzetto, Dra. Mayra Presibella e Dra. Marina do Carmo Debur.