Outubro Rosa: Vice-Presidente ministra palestra em Uraí
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 17 de outubro de 2023
O "Outubro Rosa" é uma campanha que acontece todos os anos, para incentivar a conscientização sobre o câncer de mama. E mais uma vez, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR adere à campanha e se junta a esta luta.
O câncer de mama é uma das enfermidades que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - Inca, o número estimado de casos novos de câncer de mama no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.
Com base nesses dados conseguimos perceber a necessidade da conscientização e prevenção desta doença. É muito importante que todos façam sua parte para que os números diminuam esta estimativa, e o farmacêutico pode prestar cuidados essenciais aos pacientes portadores de câncer de mama e colaborar com a prevenção dessa doença.
E foi com este intuito que o vice-presidente, Dr. Valquires Godoy, ministrou uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, no dia 14 de outubro, na Associação Cultural Nipo-Brasileira, em Uraí/PR.
O evento é uma promoção do Sicredi e da Cooperativa Integrada. Segundo as entidades, com o cooperativismo e a união de forças, é possível compartilhar informações corretas sobre o Outubro Rosa e o Câncer de Mama. Desta maneira é plausível promover mais orientação, cuidado e conscientização sobre a causa e estimular a prevenção e o combate a doença.
“O farmacêutico atua, por exemplo, orientando sobre os cuidados que o paciente deve ter com a medicação, horários de uso, evolução da medicação e possíveis interações medicamentosas”, destacou Dr. Valquires ao falar sobre o papel fundamental que o farmacêutico exerce na oncologia. “O farmacêutico é peça chave na terapia oncológica, pois atua, inclusive, com as reações adversas que o paciente pode ter com a medicação prescrita. O acompanhamento farmacêutico de perto é fundamental, pois assim evitamos excesso de doses e eventos adversos do uso da medicação, ou subdoses”, explicou aos participantes.
Confira abaixo alguns momentos da palestra.