Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR e CRM-PR realizam fiscalização conjunta em clínica de estética, em Cascavel


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 5 de dezembro de 2024

denuncia.jpg

Em setembro deste ano, o CRF-PR, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), realizou uma inspeção na Clínica Revive, em Cascavel. A ação foi motivada por uma denúncia recebida pelo Ministério Público, envolvendo uma paciente que teve complicações após passar por um procedimento estético realizado por um farmacêutico.

A fiscalização contou com a participação da fiscal farmacêutica Daiane Perondi e da gerente de fiscalização Tayna de Lima, representando o CRF-PR. Pelo CRM-PR, participou o médico fiscal Dr. Pedro Luiz de Araújo Neto e os agentes fiscais Pedro Debarba e Gilberto Schmitt Júnior.

Durante a inspeção, a equipe constatou diversas irregularidades, incluindo a utilização da substância PMMA (polimetilmetacrilato, uma substância sintética que, embora aprovada para uso médico em casos muito específicos, como em cirurgias reparadoras, é amplamente desaconselhada para fins estéticos devido ao alto risco de complicações, incluindo inflamações, infecções e deformidades permanentes).

A Clínica Revive já havia sido alvo de outras denúncias envolvendo práticas inadequadas e possíveis violações de normas sanitárias. A ação conjunta teve como objetivo apurar os fatos e reforçar o compromisso das entidades com a saúde da população.

O CRF-PR está conduzindo uma análise detalhada da denúncia, trabalhando de forma rigorosa para garantir uma apuração completa e transparente, afim de apurar as responsabilidades e assegurar que as medidas necessárias sejam tomadas.

Com foco na proteção da saúde e segurança da população, o Conselho age para coibir práticas que coloquem vidas em risco e ultrapassem os limites éticos e legais da profissão farmacêutica. Mais do que proteger a profissão, essa atuação representa um compromisso com o cuidado, a ética e o direito de cada cidadão a tratamentos seguros e responsáveis.

A atuação integrada entre o CRF-PR e outras entidades demonstra a relevância da fiscalização conjunta para combater irregularidades e assegurar que os procedimentos de saúde sejam realizados dentro dos parâmetros legais, alinhados aos princípios que norteiam as atividades na área da saúde.



topo