Células Farmacêuticas

Descarte de Medicamentos

 
Edição 004 - Junho/2018
 
Descarte de Medicamentos
 

 

O Brasil é o sétimo país que mais consome medicamentos no mundo. Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta.

No mês do meio ambiente, o CRF-PR alerta sobre a importância da orientação farmacêutica quanto ao descarte dos medicamentos. A população brasileira gera mais de 10 mil toneladas de resíduos desse gênero por ano! O farmacêutico, o profissional da saúde mais próximo da população, tem responsabilidade de passar as informações corretas para o seu paciente. O prejuízo é de todos, já que lixo não é lugar de medicamentos.

 

 
Orientações à população
 
 
Como fazer certo?
 
1) Evite sobra de medicamentos
Oriente o paciente a usar medicamentos apenas com indicação profissional. Relembre que o farmacêutico pode ajudar a comprar apenas a quantidade necessária, evitando acúmulo e o possível descarte inadequado.
 
2) Busque um posto de coleta
Na hora de descartar medicamentos vencidos ou fora de uso, indique, ao paciente, a procura de um posto de coleta. Há farmácias, drogarias, postos de saúde e hospitais que prestam esse serviço. Entre em contato a Vigilância Sanitária ou Secretaria da Saúde do seu município para maiores informações.
 
 
   
 
Notícias
 

 

Governo reforça ações de saúde aos municípios e logística reversa de medicamentos

A governadora Cida Borghetti lançou o Programa Estadual de Logística Reversa de Medicamentos. O Paraná é pioneiro neste modelo de destinação de medicamentos que engloba a atuação dos setores farmacêutico, da indústria e do governo. Com a adoção do programa, a Secretaria de Estado da Saúde assinou carta de intenções para a realização de campanhas anuais de destinação correta de medicamentos e instalação de pontos de coleta. Leia mais.
 
 
Materiais de Apoio
 

 

Folder - Descarte de Medicamentos - CFF

Artigo - Medicamentos vencidos e em desuso podem ser poluentes perigosos

Capítulo 9 - Guia da Profissão Farmacêutica - Farmácia Comunitária - CRF-PR

Programa - Descarte Consciente

 

 
Vídeos
 

 

Saiba como realizar o descarte correto de medicamentos

Descarte de medicamentos vencidos ainda é ameaça ao meio ambiente

Animação - Descarte correto de medicamentos